Corinthians é a marca mais valiosa do futebol brasileiro no ano de 2010
Corinthians lidera ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional
O Corinthians ultrapassou o Flamengo e tornou-se a marca mais valiosa do futebol nacional em 2010, segundo estudo realizado pela Crowe Horwath RCS, divulgado nesta segunda-feira, no jornal O Estado de S. Paulo.
As ações de marketing desde a chegada de Ronaldo, o centenário do clube e grande presença de público nos estádios, levaram o Corinthians ao topo do ranking em 2010: R$ 749,8 milhões. O São Paulo assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões. O Flamengo, líder em 2009, caiu para terceiro, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhões.
A metodologia utilizou 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes.
O estudo conclui que os 12 maiores clubes nacionais apresentaram evolução nos últimos anos.
Ranking 2010:
Em milhões de reais
1º – Corinthians |
|
2º – São Paulo |
|
3º – Flamengo |
|
4º – Palmeiras |
|
5º – Internacional |
|
6º – Grêmio |
|
7º – Vasco |
|
8º – Santos |
|
9º – Cruzeiro |
|
10º – Atlético-MG |
|
11º – Fluminense |
|
12º – Botafogo |
|
Fonte: Crowe Howarth RCS
fonte:Revista Placar
https://placar.abril.com.br/wp-content/uploads/2010/12/bandeira-corinthians-placar-pizzutto.jpg